Todos os serviços estão funcionando Mayo 23, 2022 🎉
Impulsogram Blog/Instagram

O que postar no Instagram: 6 dicas úteis para usar em 2022

Hoje em dia, ter uma conta no Instagram é necessário para qualquer estratégia de marketing digital que você possa pensar, seja para sua empresa ou crescimento pessoal. Mas ter um perfil parado no Instagram é a mesma coisa que nada, nessa hora vem a grande dúvida: O que postar no Instagram para fazer com que meu perfil seja notado, ou melhor, se destaque no meio de tantos outros?

É certo que o conteúdo em si vai variar dependendo dos objetivos e do próprio perfil de sua conta, mas há algumas práticas comuns que vão te ajudar a movimentar a sua conta e ganhar seguidores no Instagram.

Se quiser aprimorar sua estratégia de Marketing Digital, veja algumas ferramentas úteis em nosso artigo:

A importância do calendário editorial

Esse é o primeiro passo, para você conseguir se organizar e saber o que postar no Instagram, entenda a seguir:

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial nada mais é do que a organização, por escrito, do que você irá fazer tanto a curto como a longo prazo, em seu perfil no Instagram.

Ali você vai anotar seu planejamento sobre o que postar no Instagram nos próximos dias e até agendar eventos para meses por vir. Isso é importante para já deixar tudo pronto com antecedência e não ficar sem postar nada por “falta de ideias”.

Quando você tem uma equipe, o calendário é essencial, já que todos podem compartilhar ideias e saber o que cada um deve fazer antes de chegar o momento. Outra coisa que dá pra fazer é um reajuste quando necessário, dependendo do feedback que tem dos seus insights no Instagram.

Como montar um calendário editorial

Montar o calendário em si é fácil, você pode criar uma planilha compartilhável com o google ou excel online, assim fica mais fácil de dividir as ideias com a sua equipe e recorrer a ela mesmo do celular. 

Você pode personalizar o seu calendário com todo tipo de informação que achar necessário, mas alguns dos mais usados são:

  • Tipo de postagem (se imagem, texto, vídeo etc.);
  • Data da postagem;
  • Evento programado;
  • Público alvo;
  • Links ou parceiros relacionados;

Agora vamos às opções de conteúdo:

nunca-mais-fique-sem-postar-no-instagram

1. O que postar no Instagram para motivar os seus seguidores

Quando falamos em motivar os seguidores, não quer dizer copiar frases de coaches sem nenhum contexto e jogá-las no seu perfil. A motivação deve ter a ver com o que você faz.

Pode ser histórias de superação relacionadas ao seu produto, como de clientes ou até mesmo a sua própria história. Algum conteúdo sobre sucesso ou objetivo alcançado dentro do nicho que você trabalha.

2. Mantenha o engajamento alto fazendo perguntas

Como sempre, as perguntas devem ser relevantes e relacionadas às suas postagens. Mas você pode movimentar a conversa na sua página criando enquetes nos stories para que seus seguidores respondam, ou no próprio texto do post que faz no feed, pedindo a opinião ou simplesmente fazendo uma pergunta relacionada ao tópico.

As pessoas gostam de conversar, ter essa interação vai fazê-las gostar ainda mais da sua página. Só não esqueça de respondê-los, para manter a conversa ativa e o engajamento alto.

3. Postar depoimentos de seus clientes

Se você for uma marca vendendo algum produto ou serviço, uma maneira de demonstrar maior credibilidade perante os seus seguidores é de quem já é seu cliente. 

Então, não se esqueça de encontrar uma maneira de solicitar aos seus clientes que deem esse retorno para você, falando de suas experiências e mandando fotos se for possível. Não ignore os depoimentos negativos, pois fazem parte da realidade de qualquer marca, se mostre, no caso, aberto à solucionar os problemas que aparecerem eventualmente.

Postando conteúdo no Instagram

4. Unboxing e review de produtos

Essa ideia é sobre o que postar no Instagram tanto para marcas e perfis pessoais.

Para pessoas: é interessante postar unboxing ou avaliações de produtos que você receba na sua casa, pois as pessoas adoram saber a opinião real de alguém que usou um produto, independente de qual seja. Seus seguidores podem também compartilhar com você as experiências que eles próprios tiveram nos comentários.

Para empresas: isso fica meio óbvio, mostrar seu produto é fundamental. No caso dos reviews e unboxings, é interessante montar uma parceria com outras pessoas que testaram seu produto e compartilhá-las em seu feed.

5. Memes são sempre bem-vindos

Mesmo que o seu perfil tenha um tom mais sério, é sempre bom postar um meme ou outro de vez em quando. Não se trata de acompanhar todas as trends que aparecerem na internet (apesar de ser bom estar antenado à elas) mas de quebrar o gelo e divertir um pouco seus seguidores.

Procure memes que façam sentido dentro do que você posta, não poste nada que seja muito diferente do seu conteúdo, pois pode mais atrapalhar do que agradar. Você pode, inclusive, adaptar algum meme da atualidade para o contexto da sua marca.

Não exagere, há marcas que vivem compartilhando memes forçados para parecerem legais, mas estragam o meme e também a oportunidade. Por isso, principalmente para marcas comerciais, é bom não usar isso com tanta frequência.

6. Apareça e mostre os bastidores da sua marca

Uma forma de humanizar a sua marca é mostrando a sua vida por trás dela. Seja você o dono de uma empresa ou até mesmo um artista que usa o instagram para mostrar o que faz, o público quer ver você.

Você não precisa aparecer toda hora, mas é importante que te vejam, isso traz ainda mais credibilidade e melhora a relação com quem já vê seus posts todos os dias.

Veja também dicas para .

A curiosidade é algo enraizado e ótimo de se trabalhar para gerar engajamento. Mostrar o passo a passo de como seu produto ou serviço é feito, ou ainda como é o seu dia a dia, pode ser interessante aos seus seguidores por conta disso.

Com as ideias que apresentamos aqui, você pode trabalhar em posts no feed, stories ou reels. É bom diversificar sempre, faça anotações sobre todas essas ideias e outras que tiver e preencha o seu calendário editorial, assim seu perfil nunca ficará parado.

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Se o seu perfil for comercial, clique no botão Insights na página inicial e descubra qual horário há mais seguidores seus online

Como não ficar sem conteúdo para postar no Instagram?

Planeje com antecedência, com ajuda de um calendário editorial e deixe seus posts prontos para vários dias, assim não acaba deixando para a última hora.

O que postar nos stories?

Nos stories você pode postar um pouco de tudo, desde conteúdo mais sério e promoções, até bastidores e um pouco da sua vida particular.