Todos os serviços estão funcionando Set 26, 2022 🎉
Impulsogram Blog/Instagram

Aprenda Como Fazer Reels no Instagram

Sabe qual o segredo pra seu conteúdo viralizar no Instagram rapidamente? A resposta não pode ser outra: Usar a ferramenta Reels no Instagram.

Desde a introdução da ferramenta Reels, alguns canais conseguiram observar um aumento no engajamento de até 280%. Porém, encontrar a estratégia perfeita para o Reels – e saber como utilizar com maestria todos os seus recursos – requer algum esforço e conhecimento.

Reunimos neste guia, tudo que você queria saber sobre como fazer Reels no Instagram, tudo bem explicadinho em um pacote que vai te ajudar a fazer sucesso com seu perfil. Vamos compartilhar tudinho com você.

Afinal de contas, o que é o Reels do Instagram?

Os Reels do Instagram são um tipo de postagem em forma de vídeos curtos, verticais, que tenham até 60 segundos de duração. A ferramenta, cada vez mais popular, está disponível em mais de 50 países.

Os usuários do Instagram podem gravar e editar vídeos ou clipes de fotos, adicionar música e compartilhar em seu Feed, Stories e, claro, na página dedicada ao Reels.

Desde a sua integração, os Reels do Instagram têm se tornado uma das melhores experiências visuais, indo além dos posts comuns, sendo ótimas formas para as marcas e empresas mostrarem sua criatividade através da plataforma.

O grande diferencial do Reels está na forma de divulgação do conteúdo pelo Instagram. Ao invés de seu conteúdo aparecer somente para as contas que te seguem, é possível encontrar Reels de todas as contas através da aba direcionada a isso no aplicativo.

Veja agora o passo a passo sobre como fazer Reels no Instagram:

1. Planeje primeiro o você pretende fazer

Não mente quem diz que, se você não planeja, você não acerta. Então, antes de iniciar a criação de um vídeo para o Reels, você precisa planejar tudo com bastante cuidado.

Aqui vão algumas questões que você deve responder antes de iniciar:

  • Que assuntos farão mais sentido para o seu negócio ou marca? – Por exemplo: dicas de moda? Receitas culinárias? Informação sobre saúde?
  • Há algum ramo que já seja naturalmente associado à sua marca neste momento?
  • De que maneira o conteúdo postado no Reels será relevante em relação aos seus posts no feed e nos stories?
  • e que tipo de conteúdo irá conversar melhor com ele? – Exemplo: tutoriais, bastidores ou até posts sobre seu dia-a-dia.

A partir daí, passe algum tempo pesquisando no próprio app para ver o que está em alta, que tipo de conteúdo visual faz mais sucesso, um pouco de estética e consiga um pouco de inspiração.

Uma vez que você tenha entendido qual a melhor direção para seguir, crie um conceito, desenhando cada parte do vídeo que você deverá fazer, assim, quando for colocar em prática, terá tudo em mãos e poderá focar no resultado final e na qualidade.

Com esse planejamento, você terá um entendimento visual de como o Reels irá funcionar, tanto na construção quanto na recepção por seus seguidores – e terá um plano funcional para te guiar.

Se tiver dúvidas sobre qual é o melhor conteúdo para postar, leia nosso artigo sobre .

2. Acessando a ferramenta Reels no Instagram

Depois do planejamento pronto, é hora de partir para a prática e criar seu vídeo. Há três maneiras de fazer isso:

  1. Na aba dedicada aos Reels;
  2. Diretamente na página inicial do Instagram;
  3. Através dos stories;

Como fazer reels no Instagram através da aba de Reels

Quando você clicar na aba dedicada aos Reels no Instagram, poderá verificar um ícone de câmera no canto superior direito. É só clicar nele e começar a gravar.

Como criar um Reels à partir da página inicial do Instagram

Esse funciona parecido com a postagem do feed, é só clicar no ícone com um sinal de “+” no canto superior direito e depois clicar em Reels. 

Criando o Reels à partir da câmera dos Stories

Outra maneira simples de chegar até a ferramenta de criação de Reels é abrindo a câmera de stories, como faz normalmente. No final da página, aparecem os modos. É só você rolar até aparecer Criar vídeo do Reels.

3. Escolha as melhores funções do Reels para você usar

Na hora de criar, o limite será a sua imaginação. Você pode gravar uma série de clipes curtos que serão postos juntos, filmar de uma vez só ou ainda fazer um vídeo externamente e depois carregá-lo na sua conta.

Para adicionar vídeos externos no seu rolo da câmera para o Reels do Instagram, é só selecionar o “+” que está no canto inferior esquerdo.

Se você quiser filmar diretamente com o aplicativo, é só segurar o círculo de gravação que fica bem no meio da sua tela.

Há ainda a opção de modificar a velocidade do vídeo, podendo deixá-lo mais lento ou mais acelerado, de acordo com o seu gosto.

Adicionando áudio à sua gravação

Você pode adicionar música ao seu vídeo, clicando no ícone de áudio e procurando por uma música legal dentre as listadas no acervo do Instagram. Você pode até selecionar qual parte da música quer que vá junto com o seu vídeo. 

Ou, se preferir, pode adicionar um áudio original, gravando junto com o Reels.

Quando você posta um Reel com áudio original, seu áudio será atribuído a você, e se você tiver uma conta pública, outros usuários poderão criar Reels usando o seu áudio, simplesmente selecionando a opção “Usar áudio” que ficará disponível diretamente no seu Reel.

reels-instagram-passo-a-passo

4. Finalização

Quando você estiver contente com os clipes que adicionou, ainda pode fazer algumas últimas personalizações para deixar tudo melhor ainda.

Você pode usar filtros pré-disponíveis no Instagram, para dar aquela enfeitada e deixar o vídeo com uma cara mais profissional. 

Também é possível adicionar texto no Reels, assim como você já faz nos stories. Não economize esforços para transmitir sua mensagem, use e abuse de todos os efeitos disponíveis.

Uma dica importante aqui é sempre pesquisar o que está mais em alta nas trends do Reels, não só para se inspirar, mas para ver que tipo de conteúdo e postagem está tendo melhor engajamento na plataforma.

5. Compartilhe seu Reel

Ao clicar em “próximo”, você deve escolher uma capa, que pode ser retirada do próprio vídeo através da ferramenta. Escolha um trecho que chame a atenção para que o usuário se sinta motivado a clicar e assistir ao seu vídeo.

Adicione um texto interessante na descrição do vídeo. Nessa hora é muito importante escolher bem as palavras, usando palavras-chave e hashtags relevantes ao tipo de conteúdo que você já posta e que atraiam o público-alvo que você tem interesse.

Para algumas dicas sobre isso, leia nosso post sobre !

Não use descrições genéricas, quanto mais direcionado for o seu texto e suas palavras-chave, mais chances você terá de atrair o público certo para a sua conta.

Marque pessoas e localidade quando for propício, lembre-se que essas opções podem te ajudar a colocar seu conteúdo na frente de mais pessoas, então use-os sempre que possível, mas de forma inteligente – sempre deve ser relevante ao tema proposto.

Agora sim, seu vídeo está pronto para ser compartilhado.

Dimensões recomendadas para o vídeo do Reels

É importante lembrar que, assim como os stories, o Reels foi feito para ser visto de forma vertical, então já é uma primeira coisa que você deve observar na hora de dispor a câmera de seu celular para a gravação.

Com isso em mente, as proporções mais apropriadas para a criação do seu vídeo do Reels são 9:16, com tamanho de 1080 x 1920 pixels.

Filmar pelo celular já será uma maneira mais prática de manter essas proporções sem dificuldade, mas se estiver utilizando algum outro tipo de câmera externa, é bom ficar de olho.

Evite colocar conteúdo importante nas extremidades, pois geralmente ali aparecem elementos visuais como a própria legenda, que podem atrapalhar.

Acompanhe o desempenho do seu vídeo com a ferramenta Reels Analytics

Os insights para você ver como está indo a performance do seu vídeo podem ser encontrados de duas maneiras: Individualmente em cada Reel ou nos Insights do Instagram. Algumas das métricas disponíveis incluem:

  • O número exato de visualizações que seu vídeo teve;
  • Número de usuários que viram seu Reel – o que é diferente do primeiro ítem, pois a mesma pessoa pode ter visto o vídeo mais de uma vez;
  • Quantas pessoas curtiram o seu Reel;
  • O número de comentários;
  • O número de vezes que seu Reel foi salvo por alguém;
  • Quantas pessoas compartilharam seu Reel com algum outro usuário do Instagram diretamente ou através do Stories.

Use esses dados para comparar todo o seu conteúdo e, a partir dele, criar novos posts e Reels a partir do que teve melhor desempenho.

É melhor postar no Reels do que no Feed?

Sim, pois o Reels coloca seu conteúdo na frente de outras pessoas que não sejam seus seguidores, tendo assim um alcance maior.

Dá pra compartilhar Reels nos stories?

Os Reels podem ser compartilhados nos stories como qualquer outro post normal, só tome cuidado que há um limite de tempo nos stories, então o vídeo pode não ser compartilhado por completo.

Postar um vídeo no feed também aparece na aba de Reels?

Não. Você deve tomar cuidado para não postar no feed por engano, pois o seu vídeo não aparecerá nos Reels.