Todos os serviços estão funcionando     Nov 26, 2022 🎉
Impulsogram Blog/Instagram

Vender pelo Instagram: como usar o Insta para vender seus produtos

camera-vender-insta

O Instagram é um ótimo lugar para vender produtos. É uma plataforma visual que permite que os usuários publiquem fotos e vídeos dos seus produtos.

Isso significa que você pode mostrar aos seus clientes os detalhes dos seus produtos e as melhores maneiras de usá-los. Além disso, Instagram tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais, então tenha em mente que você tem uma grande chance de alcançar novos clientes.

Vamos então, ver dicas sobre ações que podemos usar o máximo do Instagram para realizar vendas na plataforma. Acompanhe no artigo abaixo:

Abrir uma loja: como vender pelo Instagram

Abrir uma loja e saber como vender pelo Instagram não é difícil.

Primeiramente, crie uma conta comercial no Instagram. Isso permitirá que você acesse ferramentas de análise e outras ações como a de criar anúncios. Você também poderá vincular sua loja à sua conta do Instagram para que as pessoas possam comprar seus produtos diretamente pelo aplicativo.

Você pode usar as configurações do seu perfil para mostrar os produtos que está vendendo. Você também pode criar uma página de destino para a sua loja, onde os usuários podem fazer compras.

Ative o recurso compras para e-commerce no Instagram

Em seguida, você precisa ativar o recurso de compras nas configurações da sua conta. Isso permitirá que você adicione links de produtos nas suas postagens, que os seus seguidores poderão clicar para comprar o que têm em mente.

Você também precisará criar um catálogo de produtos no Facebook Business Manager. Isso fará com que todos os seus produtos estejam disponíveis para serem exibidos nas postagens do Instagram. Para fazer isso, basta clicar em “Compras” na barra lateral do Facebook Business Manager e seguir as instruções.

Uma vez que você ativou o recurso de compras no Instagram e criou um catálogo de produtos, estará pronto para começar a vender pelo Instagram!

Crie uma identidade visual marcante para vendas com seu negócio

Para maximizar as vendas e negócios através do Instagram, é importante criar uma identidade visual marcante e especial para a sua empresa. Ações como essa, por exemplo, irão ajudar os seus seguidores a reconhecer facilmente os seus produtos e serviços.

Além disso, você deve ter cuidado com os dados, como as legendas das suas imagens e as suas URLs de produtos.

Diferenças entre a conta pessoal e conta comercial (de empresa)

Uma das principais diferenças entre uma conta pessoal e uma conta comercial no Instagram é a forma como os seguidores são exibidos.

Enquanto uma conta pessoal mostra nos posts o número total de seguidores que você tem, uma conta comercial mostra o número de seguidores que você tem em cada país. Esses recursos podem ser úteis para as empresas que desejam vender produtos para um determinado país ou região.

Outra diferença é que as contas comerciais têm acesso a algumas ferramentas adicionais, como o Instagram Insights, que fornecem informações valiosas sobre o engajamento do seu público e os horários em que eles estão online, gerando nada mais que uma nova oportunidade.

Essas ferramentas podem ajudar as empresas a melhorarem suas estratégias de marketing no Instagram e aumentar as vendas de produtos.

Por fim, é importante lembrar que as contas comerciais precisam de uma página no Facebook para serem criadas, o que pode não ser ideal para todas as empresas.

No entanto, a vantagem é que as contas comerciais têm acesso às mesmas ferramentas de publicidade do Facebook, tudo mesmo, o que pode ser útil para quem deseja promover produtos no Instagram.

Dica de como vender pelo Instagram: estratégias infalíveis

Como vender pelo Instagram sem ter estratégias bem definidas?

O Instagram é um excelente lugar para começar a vender os seus produtos. Há uma série de estratégias de trabalho que você pode usar para aumentar as vendas através do Instagram. Aqui estão algumas das melhores estratégias:

Conheça seu cliente: na rede social e da empresa

Conhecer seu cliente é essencial para qualquer negócio de alto nível. É necessário ter uma noção sobre as preferências e gostos do público-alvo, senão você corre o risco de produzir conteúdo e vendas que não atendem às necessidades dele.

Além disso, é importante construir um relacionamento com os clientes, para que você saiba exatamente o que ele quer. Para isso, existem diversas ferramentas à sua disposição, como pesquisas de opinião, formulários e os stories.

Alterne os horários das postagens na plataforma

A análise dos horários de postagem é extremamente importante para entender o comportamento do público no Instagram. Essa análise pode ser feita através da alteração dos horários das postagens e testando os resultados durante algum tempo.

É fundamental que a agenda de postagens esteja alinhada com os horários em que seu público está ativo, pois assim você terá mais chances de alcançar sucesso nas suas publicações.

Para ter certeza de que está usando os melhores horários para publicar no Instagram, é importante testar diferentes horários e analisar os resultados. Os melhores horários para postagem são 11h e 12h, mas isso pode variar de acordo com a sua base de seguidores.

É importante lembrar que o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas. Por isso, é essencial pedir feedback aos seguidores sobre quais os melhores horários para postar.

Invista na ferramenta de anúncios pagos no ig para mais vendas

Anúncios pagos são uma forma eficaz de se comunicar com um público-alvo específico e promover o seu produto. Você pode escolher para quem os anúncios serão exibidos, filtrando as pessoas por localização, idade, interesses etc.

Os anúncios não são caros e trazem um excelente retorno sobre o investimento (ROI). Além disso, os anúncios pagos aumentam o alcance das publicações no Instagram.

Importante: faça parcerias com influenciadores das redes sociais

Fazer contato e parcerias com influenciadores é uma estratégia cada vez mais usada nas campanhas de marketing. Não há dúvida, os influenciadores oferecem ajuda na divulgação do seu negócio no Instagram, além de seu canal possuir taxas de conversão e engajamento consistentemente mais altas que os números podem indicar.

O mercado de influenciadores está crescendo rapidamente no Brasil, tudo por causa de um nome, então é são boas oportunidades de se ter alguns representantes da sua marca atuando neste mercado.

Para vender pelo Instagram, é essencial estabelecer parcerias com influenciadores, podendo até iniciar o contato pelo direct ou pelo e-mail. Essas pessoas têm um grande poder de persuasão sobre seus seguidores e podem ajudar a divulgar os produtos ou serviços da sua marca.

Além disso, é importante escolher influenciadores que compartilhem valores semelhantes aos da sua empresa e realizar pesquisas para entender se a parceria seria benéfica para ambos os lados.

Crie promoções e cupons de desconto especiais para o Instagram

Crie promoções e cupons de desconto exclusivos para o Instagram para chamar a atenção do público com benefícios. Essas estratégias de interação são ótimas maneiras de gerar engajamento e consequentemente, converter a audiência em clientes, gerando mais mensagens a cada publicação.

Cupons de desconto são um recurso bastante utilizado na internet e funcionam independentemente do nicho de mercado em que você atua.

Além disso, o promocional exclusivo para o Instagram fortalece a relação entre marca e seguidores, garantindo maior visibilidade para as empresas que os utilizam com frequência.

Invista no lançamentos de produtos

Para investir no lançamento de produtos, alguns passos são necessários. Para este guia, é importante visitar as lojas oficiais do Instagram e comprar os produtos, para te ajudar com cada escolha.

Isso favorece estreitar laços com os clientes e permite que eles comprem um produto novo ou usado nos primeiros dias após o lançamento oficial da empresa. A criação de produtos, preços, um novo espaço para seus itens ou algo específico, no caso, faz surgir novas ideias.

Para que um lançamento de produtos seja bem-sucedido, é importante que a empresa invista tempo e dinheiro na produção dos produtos. Além disso, o objetivo do lançamento é vender mais produtos do que os anteriores, ganhando assim dinheiro para investimentos futuros na empresa ou para pagar dívidas existentes.

Com uma estratégia de marketing bem planejada, qualquer empresa pode alcançar esse objetivo.

Faça transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo são extremamente populares no mundo atual e ganharam ainda mais destaque após a pandemia. Isso se deve à capacidade de respostas e interações em tempo real que elas oferecem.

Faça um teste: comece uma live e peça para alguém compartilhar, depois apenas acompanhe a quantidade de pessoas, o processo de novos perfis chegando para tirar dúvidas, e a comunicação e confiança melhorando a cada mensagem.

Quando as pessoas acessam e interagem com o conteúdo, isso demonstra que seu conteúdo é relevante para o usuário. Este formato gera novas visitas práticas, é uma técnica que vai mais fundo no contato com seus seguidores, usando as palavras que, de fato, os mesmos se identificam.

Com esse aumento de engajamento do seguidor com sua marca, é mais provável que você apareça primeiro no feed de notícias e Stories. A descrição também é importante para um bom atendimento, além de um botão que o leve para uma proposta ou promoção especial. Essa etapa é imprescindível, pois gera tipos diferentes de interações.

As transmissões ao vivo no Instagram se tornaram uma excelente maneira de construir relacionamentos com os clientes, exibindo os bastidores e, muitas vezes, falando de temas que os mesmos gostam ao longo da sessão. Lives são bem dinâmicas e contêm um conteúdo de relevância para o público-alvo. Além disso, é importante confiar na qualidade do vídeo e do áudio da transmissão.

Outra dica é avisar com antecedência às pessoas que você quer convidar para participar da transmissão. Finalmente, durante a transmissão ao vivo, é importante responder seu público.

Inclua uma chamada de ação em sua legenda

Incluir uma chamada de ação em sua legenda é essencial para garantir que as pessoas se interessem pelo conteúdo. As métricas e a integração de plataformas não mentem, fazer um bom uso dos caracteres disponíveis vai gerar novos eventos e movimentar seu estoque.

Uma boa maneira de fazer isso é utilizar CTAs de conversão, que incentivam as pessoas a tomarem o próximo passo naturalmente. Isso irá ajudá-lo a conseguir mais leads e clientes potenciais.

Ofereça as melhores opções de pagamento

O Link de Pagamento é uma ótima forma de oferecer aos seus clientes mais opções de pagamento do que apenas Boleto e Cartão de Crédito. Você pode aumentar as vendas oferecendo pagamento via PayPal, MercadoPago ou PagSeguro.

Os clientes também podem efetuar pagamentos de diferentes formas, como por meio de depósito direto ou transferência bancária. O Link de Pagamento facilita aos clientes a compra de produtos diretamente do Instagram sem precisar de um site, loja virtual ou loja física.

Tenha uma vitrine online

A vitrine online é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam exibir seus produtos ao público. Ela é personalizada com a identidade da marca, como se fosse a própria biografia, da mesma forma que os shoppings centers são.

O cliente não vê o produto pessoalmente na vitrine, então isso deve ser levado em consideração quando você estiver pensando em investir nela. Invista em fotos de qualidade para tornar a vitrine online mais atrativa para os consumidores interessados no seu negócio.

Funcionalidades como essa geram compartilhamento, por isso o uso deste conceito com criatividade – além de exigir pouca atuação – fará com que o cliente observe a vitrine como roupas em uma loja, porém agora com poucos elementos, um ícone por exemplo, que o levará para suas mercadorias.

Use o Melhores Amigos do Instagram

Os Melhores Amigos do Instagram são uma ferramenta valiosa para fazer uma conexão com seu público. Eles podem fornecer conteúdo exclusivo valioso para seus seguidores e também podem ajudá-lo a aumentar as vendas no Instagram e melhorar seu relacionamento com os clientes.

O recurso é uma ótima maneira de se aproximar dos consumidores. Ao mostrar o dia a dia do seu negócio, você entregará conteúdos de valor para os clientes. Além disso, você poderá usar essa estratégia para construir relacionamentos com os consumidores e gerar mais vendas.

Pecados capitais que você não pode cometer no seu Instagram

Infelizmente, nem todas as empresas estão tendo sucesso ao vender pelo Instagram. Há alguns erros comuns que você deve evitar se quiser ter sucesso na venda pelo Instagram. Confira abaixo alguns deles:

1. Não usar o Instagram para promover sua marca

2. Não seguir os influenciadores da sua área

3. Não usar as hashtags certas

4. Postar conteúdo irrelevante ou enganoso

5. Usar somente fotos de produtos ou serviços

6. Ignorar os comentários dos seus seguidores

7. Não interagir com outras pessoas e marcas no Instagram

8. Fazer anúncios fora do contexto e sem cronograma

9. Prometer mais do que pode cumprir

Conclusão

A constância é uma realidade quando se trata das páginas de compra. No computador ou no telefone, é possível ter uma meta de performance, com uma expectativa alcançável, tudo dentro dos termos do próprio Instagram.

Capriche na apresentação, de acordo com a faixa etária dos seus usuários, e trate os botões criados como os caixas em uma loja física. A categoria dos produtos são as prateleiras e o cadastro nem precisa ser feito, já é o próprio perfil do seguidor.

Após isso, a conversa não é só uma opção, mas sim uma parte importante para concretizar a venda.

Por que é importante criar uma página no Facebook para as empresas?

A vantagem é que as contas comerciais têm acesso às mesmas ferramentas de publicidade do Facebook, tudo mesmo, o que pode ser útil para quem deseja promover produtos no Instagram.

Você pode usar o Instagram para vendas diretamente?

Sim, você pode usar o Instagram para vendas diretamente através do seu site. Você também pode usar as ferramentas da plataforma para anunciar os seus produtos e receber pedidos de compra.

Há outras formas melhores de promover as vendas?

Sim, existem várias maneiras mais eficientes de promover as vendas através da internet, incluindo redes sociais e canais de vídeo como YouTube. No entanto, o Instagram é uma excelente forma de começar a vender os seus produtos.