Todos os serviços estão funcionando     Nov 26, 2022 🎉
Impulsogram Blog/Instagram

Qual o melhor horário para postar no Instagram em 2022

Se você fizer uma pesquisa rápida sobre qual o melhor horário para postar no Instagram, provavelmente irá encontrar um milhão de respostas diferentes. Então é preciso filtrar o que está certo, o que está errado e o que é só cópia do que os outros estão falando. A partir disso podemos identificar:

  • O melhor horário para postar no instagram, de acordo com fontes diferentes;
  • A variação encontrada dependendo de data, ramo de atividade, fuso-horário e tipo de postagem;
  • Uma maneira de identificar o melhor horário para o seu perfil;

Afinal de contas, existe um melhor horário para postar no Instagram?

A resposta mais curta é: sim. Mas se perguntar isso é como perguntar quanto custa um anunciar no google ads. No fim das contas você vai ter um preço, mas para chegar nele precisa levar em consideração uma quantidade enorme de fatores que farão diferença até chegar nesse preço final. E que você poderá ajustar ainda com o tempo.

Quando se trata de horários, entre os fatores citados, os mais comuns são:

  • Dia da semana – que ainda varia de acordo com o mês do ano e a tendência da época;
  • Gostos e preferências dos seus seguidores;
  • O objetivo da sua postagem;
  • O tipo de post – se é uma publicação no feed, story, reel etc.
  • Aquele monte de variações do algoritmo do Instagram;

Os horários de pico, que é o que a maioria das pessoas busca para fazer suas postagens, são os momentos em que há mais pessoas online na plataforma, que geralmente é no começo da manhã ou no final da tarde, em termos gerais, mas você não pode pensar no geral, pois para conseguir alcançar seu público, deve pensar no que é melhor para eles especificamente.

Partindo disso, a pergunta que deve ser feita é a seguinte:

Como identificar o melhor horário para postar no Instagram para o seu negócio

É bem provável que você esteja procurando a resposta para essa pergunta porque quer ter o máximo de engajamento possível com os seus posts. E por um bom motivo. Afinal de contas, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, então vamos dar algumas dicas para você identificar horários ideais para posts para o seu perfil e como ter mais interação.

Use a ferramenta Insights do Instagram

A ferramenta insights é o primeiro passo e também o melhor termômetro para identificar qual horário seus seguidores estão mais ativos na plataforma. Ali você vai encontrar informações diversas como:

  • De que lugar são seus seguidores;
  • Qual a faixa etária;
  • Horários mais ativos no Instagram;
  • Gênero;

Com essas informações, você poderá começar a fazer seu planejamento de postagens com mais precisão. Lembrando que os Insights estão disponíveis somente para contas comerciais, mas é fácil e gratuito configurar a sua conta caso precise.

Pense sobre qual público você quer alcançar criando uma Buyer Persona

O que chamamos de Buyer Persona no marketing, é um personagem fictício que você cria pensando em representar o seu cliente, como se ele fosse uma pessoa real. Ao criar sua persona, você deve imaginar seu estilo de vida, emprego, hobbies, família, nível de educação, interesses e mais. isso é essencial para identificar também os melhores horários para postar no Instagram. 

Por exemplo, talvez seja melhor postar para seu público na hora do almoço, pois pode ser o único horário que consigam ficar online com mais tranquilidade, devido a uma vida agitada de trabalho. Para alguns pode ser melhor a noite, mas talvez não para os pais de família, que devem estar colocando os filhos na cama. 

Todas essas variáveis devem ser consideradas, pois mesmo que haja uma movimentação de pessoas maior em diferentes horários, talvez o seu público ideal, aquele que você quer realmente alcançar, prefira outros horários.

Algumas perguntas que você deve ter em mente quando for criar sua persona é:

  • Por que eles usam o Instagram?
  • Quanto tempo eles passam online?
  • Quem mais eles seguem?
  • Eles costumam seguir muita gente? Ou apenas algumas poucas contas?
  • Em que situação eles interagem com um post de verdade ao invés de somente rolar a tela?
  • Quantas vezes por dia eles olham o Instagram?

São informações cruciais para identificar o melhor conteúdo a postar e quando postar.

Entenda o algoritmo do Instagram

O Instagram vive fazendo otimizações em seu algoritmo. Então, é bom ficar de olho sempre que possível no onde postam todo tipo de conteúdo direcionado às melhores práticas na plataforma.

O que podemos dizer, de forma geral sobre o funcionamento do algoritmo, é que ele pega todos os posts recentes das pessoas que você segue e faz uma classificação deles, de acordo com algumas regras, por exemplo: seus próprios posts, com quem você interage mais, suas preferências e também quem interagem com você.

Ou seja, o conteúdo que você interage mais é o que vai aparecer mais na sua tela, deixando as outras páginas que segue um pouco pra escanteio. Se você começar a interagir com outras páginas, seja em stories, vídeos, feed etc, poderá notar que começará a aparecer mais conteúdo delas para você em detrimento de outras.

E isso leva à nossa próxima dica:

Procure ter o máximo de interação possível

Uma coisa fica óbvia após tudo que vimos até aqui: não se trata do melhor horário para postar no Instagram, mas sobre criar os melhores posts independente do horário. isso aumenta a sua chance de conseguir interação e colocar o algoritmo a seu favor. Aqui vão algumas maneiras de otimizar suas interações no Instagram:

Você precisa que seus seguidores façam o seguinte:

  • Passem alguns segundos no seu post: Atraia usuários com um visual interessante, faça com que leiam uma boa legenda e mantenha-os engajados com um vídeo ou carrossel.
  • Comentem no seu post: Faça perguntas, como: 
    • O que você prefere…
    • O que você faria…
    • Se você tem um parecido, diga o que achou…
    • Complete a frase…
    • Dê uma legenda para a minha foto…
  • Curtam o seu post:  Faça um post que seja útil, único, emocionante e visualmente atrativo e, claro, alinhado com os seus valores.
  • Salvem sua publicação: Compartilhe informações úteis, como dicas, tutoriais e ideias que eles possam querer retomar depois.
  • Cliquem em sua foto de perfil: Use o famoso “link na bio” e não se esqueça de usar uma foto legal no perfil.

Foque em criar um conteúdo interativo e interessante primeiro, depois disso você pode otimizar sua estratégia postando no melhor horário possível. Postar o conteúdo certo no horário “errado” ainda é muito melhor do que postar o conteúdo errado no horário certo, tenha certeza disso.

Se quiser aprimorar seu conteúdo, leia também nosso artigo com dicas sobre .

Algumas dicas finais

Não se esqueça dos stories, que também devem ser o mais interativos possível. Eles ficarão visíveis por 24 horas, então não é preciso se preocupar tanto com o horário da postagem. Leia também nosso de como aumentar as visualizações dos stories no Instagram para ter algumas ideias.

Fique sempre por dentro das atualizações e novidades do Instagram, assim você saberá as melhores técnicas para agregar à sua estratégia e continuar postando conteúdo de qualidade para os seus seguidores.

E se você está buscando um nicho específico, voltado para vendas e lucros, nós sugerimos que você busque as publicidades pagas, disponíveis na própria plataforma do Instagram, que poderão te ajudar a ficar na frente do público certo.

Então o melhor horário para postar no Instagram é…

Uma pergunta que só você poderá responder – mas esperamos que esse artigo possa ter sido útil na sua busca por essa resposta – Só você poderá encontrar o melhor horário para postar no Instagram específico para o seu perfil, mas a questão mais importante a se perguntar é: O quão importante é essa informação?

Se o instagram for somente uma pequena parte da sua estratégia de marketing, e você está usando mais para que as pessoas encontrem a sua marca, você poderá seguir com o básico: fim da manhã e começo da tarde para seus posts. 

Agora se você depende muito das redes sociais para alcançar seus objetivos de marketing, você pode querer começar a testar a receptividade de seus posts em diferentes horários para chegar a uma conclusão.

Façamos uma pergunta mais relevante ainda: Quais são os melhores posts que você pode fazer para os seus seguidores?

Não é simples, mas por sorte, com as ferramentas e informações que te passamos aqui você conseguirá chegar às melhores práticas mais rápido.

É melhor postar de manhã ou à tarde no Instagram?

Vai depender muito do seu público, você pode ver nos Insights do Instagram em qual horário eles estão mais ativos para fazer suas postagens.

Por que não existe um horário certo que seja melhor para todo mundo?

Porque cada perfil tem um público diferente, com gostos e rotinas diferentes, então o horário que é bom para uma conta pode não ser para a outra. Você deve conhecer bem o seu público para chegar a uma conclusão

Postar nos horários errados vai me prejudicar?

De maneira alguma, se você gastar suas energias em postagens de qualidade, que deem engajamento, então a preocupação com horário seria apenas para ter um timing melhor, mas não é algo obrigatório.